30/11 às 21:13

Um toque Feminino na Percussão. Conheça as Conxitas

Um toque Feminino na Percussão. Conheça as Conxitas
Uma das marcas registradas do carnaval de Olinda é o Grupo Artístico Percussivo Conxitas, que foi fundado em Janeiro do ano de 2005, por um grupo de mulheres que o objetivavam difundir a cultura Pernambucana de forma criativa e original, levando um toque feminino à Percussão e diferenciando-se do formato de grupos percussivos tradicionais já existentes. As Conxitas tem um repertório rico em ritmos como o Maracatu, Ciranda, Afoxé, Coco , Samba e o Frevo.

O grupo iniciou com 50 integrantes e a cada ano o número só cresce. Hoje existem mulheres de diversas faixas etárias ( dos 05 anos aos 60 anos de idade)istribuídas em sete alas: Dança, Agbê, Agôgo, Gonguê, Caixa, Timbal, Alfaia e os Metais

Sua estrutura, tem dois formatos de apresentação: o primeiro, com um número maior de integrantes, chamado de arrastão, é adequado para apresentações em eventos como feiras, congressos, conferências e shows de maior porte. O segundo, mais refinado artisticamente, traz uma banda com número reduzido de componentes, além de um figurino diferenciado e um repertório mais elaborado, que inclui os vocais e o coro, com a utilização de outros instrumentos que, agregados ao som percussivo do grupo, dão uma nova roupagem às músicas. Este formato, mais seleto, abrange shows e festivais, de menor porte.
Seus ensaios são aos domingos a partir das 14h na praça do Carmo- Olinda