30/11 às 20:11

Samba no pé com Patusco

Samba no pé com Patusco
O grupo Patusco Foi criado em 1962, pelo clã Vasconcelos Guimarães, e logo ganhou seu destaque por fazer um carnaval participativo e original. Veio a ser conhecido como Patusco em 1972, onde, para participar de um Concurso de Fantasia realizado pela Empetur, em Olinda, o grupo teria que dar um nome no ato da inscrição, como a fantasia nessa época era de pato, os fundadores buscaram uma palavra que lembrasse pato, mas que ao mesmo tempo desse as reais características para a filosofia do grupo, e, por pura coincidência, acharam no dicionário a palavra Patusco, que significa: aquele que gosta de patuscada, ou seja, uma união de pessoas que se reúnem para beber, brincar e se divertir.
O grupo passou por diversas fases, seu inicio foi com um grupo de pessoas vestidas com fantasias exóticas, em seguida veio a fase das sátiras políticas.
A partir de 1973, com o dinheiro ganho no concurso de fantasia da Empetur, de 1972, o grupo comprou instrumentos musicais e passou a ter uma bateria própria.

Em 2000, foi criada a Banda Patusco, que toca o ano inteiro fazendo shows pelo Nordeste.
Hoje o bloco é reconhecido pelo som de sua bateria tradicional, e a maneira descontraída das apresentações, trazendo para seu público muito samba no pé. Entre as músicas mais tocadas pelo grupo estão: Coisinha do pai, É hoje, Só pra ver você sambar e Festa colorida.