08/09 às 17:33

Papangus de Bezerro e sua origem

Papangus de Bezerro e sua origem
Os papangus do carnaval de Bezerros, cidade do agreste de Pernambuco (107 quilômetros do Recife) são uma tradição centenária. Nasceu de uma brincadeira de familiares dos senhores de engenhos, que saiam mascarados, mal vestidos, para visitar amigos nas festas de "Entrudo" (Nome dado ao antigo Carnaval do século dezenove) e comiam angu (Comida típica do Agreste Pernambucano).

id="attachment_3570" align="alignnone" width="960"
Créditos: Sol Pulquerio. Papangus de Bezerro. Papangus de Bezerro leva toda magia e encanto para os foliões. Créditos: Sol Pulquerio.

Existe 3 Fases dos Papa-angu:

A primeira fase (Papangu Antigo)

Eram chamados de Papangu pobres, porque trajavam roupas velhas, rasgadas, meias nas mãos e máscaras confeccionadas com papel jornal e goma.

A segunda fase ( Papangu Moderno)

Nessa fase as roupas velhas foram substituídas por caftas-batas longas, estampadas com cores fortes  e luminosas.

A terceira fase (Papangu Estilizado)

A partir de 1990, com o incentivo da Prefeitura Municipal de Bezerros, os papangus ganharam força e surgiu no cenário nacional. Passaram a ter fantasias luxuosas, máscaras mais sofisticadas, confeccionadas em gesso e pintadas com tintas especiais.

Hoje, é tradição os Papangus de Bezerros, foliões que vem de longe prestar homenagem aos mascarados.

Para esse ano de 2017 ainda não foram divulgados os detalhes para essa grande festa, mas acompanhe de perto, em breve todos os detalhes serão postados AQUI.

Confira as fotos da edição de 2015