21/08 às 15:02

Galo da Madrugada enaltece xilogravura e cordel no Carnaval 2020

Galo da Madrugada enaltece xilogravura e cordel no Carnaval 2020
O tema do Galo da madrugada 2020 já está definido: Xilogravura: o cordel do frevo.

Créditos Imagem:Caio Danyalgil/FolhaPE

O anúncio foi feito pelo presidente da agremiação, Rômulo Meneses, nesta quarta-feira (21), em coletiva de imprensa. A escolha, feita com base na intenção de homenagear as duas artes populares, exalta a cultura pernambucana e o fortalecimento das nossas raízes. 

Em sua 43ª edição, marcada para o dia 22 de Fevereiro, o Galo da Madrugada terá um desfile todo baseado nas Xilogravuras no Cordel do Frevo, e vai levar  à avenida a arte e a forma de fazer gravuras em relevo de madeira e a poesia desta linguagem popular.

Outra novidade é a logo do bloco do bloco para 2020, que será assinada pelo xilógrafo J. Borges. A agremiação também promete avanços na sua estrutura e lança dois selos: o de Guardião Gigante da Cultura e o Selo Eu me manifesto pelo planeta, por um carnaval mais sustentável. 


Significado dos Selos:


Selo Guardião gigante da cultura

Representando mais do que um personagem, o Galo da Madrugada é guardião e, em seu desfile, vai reforçar a diversidade, representatividade e inclusão das manifestações culturais do estado. De agora em diante, haverá uma curadoria, formada pela diretoria do Galo em parceria com o Sinspire, laboratório de experiências e vivências culturais da cidade, para escolher os homenageados.

Selo Eu me manifesto pelo planeta

Com o objetivo de engajar os foliões e despertar a consciência para as necessidades urgentes do planeta, a agremiação vai promover e disseminar ações socioambientais e fará parcerias com eventos e causas globais. Esse plano de sustentabilidade será coordenado pelo Circularis, rede de serviços de inovação, junto com empresas e ONGs. Também haverá um mapeamento dos impactos negativos e um plano de execução com metas para potencializar o compromisso do Galo com o meio ambiente.

O Galo da Madrugada, que todo ano leva  milhões de foliões às ruas da capital pernambucana, está em contagem regressiva para a próxima festa carnavalesca. Todas as novidades você acompanha aqui e no Instagram do PE no Carnaval.

Confira o vídeo de divulgação do tema: