05/11 às 18:06

Água é o tema do Homem da Meia-Noite em 2020

Água é o tema do Homem da Meia-Noite em 2020
"Do Cais ao Sertão, o Gigante faz chover!". Em 2020, o Calunga exaltará a vida, prestando homanagem ao nosso bem maior: á agua. O clube pretende despertar a profunda reflexão sobre o descaso com os rios, mares, mangues e todos os elementos que são fontes da vida.

O Homem da Meia-Noite festejará seus 88 anos com uma festa cheia de representatividade, cultura e sonoridade numa chuva de ritmos que vai do Sertão ao Cais.


Homenageados


Em 2020 o Gigante vai desfilar ao som do Cordel do Fogo Encantado. Criado em 1997, o grupo cênico-musical mistura o teatro e a poesia oral junto com a escrita dos cantadores e ritmos afro-indígenas de Arcoverde. A Banda possui mais de vinte anos de sucesso com apresentações pelo mundo inteiro.

Outro homenageado é o grande artista Rogério Rangel, autor de belos hinos do Carnaval de Olinda, entre eles, o Regresso do Homem da Meia-Noite. Rogério tem mais de 30 anos de carreira e sintetiza não só o tradicional forró pé-de-serra, como também o xaxado, baião, ciranda e coco.

E para fechar o time dos homenageados, Maestro Óseas foi o escolhido. Com 65 anos de vida, Óseas Leão toca, no Sítio Histórico de Olinda, desde os seus 16 anos  e, desde então, comanda uma das mais tradicionais orquestras de Olinda.

Em janeiro de 2020, a organização do bloco realizará nas ladeiras de Olinda o projeto "Chover na Bica", um grande concerto de frevo regido pelos homenageados Maestro Oséas e Rogério Rangel.


Responsabilidade ambiental 




Em parceria com a rede de consultoria ambiental Orgânica, o Homem da Meia-Noite fará uma campanha de preservação ambiental. Como o lixo descartado durante o Carnaval produz uma quantidade de carbono, será produzido um cálculo para prever quantas mudas de árvores precisam ser plantadas para neutralizar o carbono. As mudas, segundo os organizadores, serão distribuídas na sede do bloco e plantadas ao longo do próximo ano.

Figurino


figurino homem da meia-noite

A fantasia de 2020 ficará por conta dos estilistas Márcia Cavalcanti e Clezinho Santos, responsáveis pelas roupas da marca olindense Período Fértil.

Uma das novidades é a presença de um relógio usado pelo Homem da Meia-Noite, confeccionado por Clezinho Santos.