Tumaraca celebra o fim das prévias do Recife

768 510

As prévias do Recife terminam hoje com pedidos de proteção e desejos de purificação através da cerimônia Ubuntu – Uma Consagração ao Povo Negro, que irá culminar em uma apoteose com lavagem simbólica do Marco Zero, com águas sagradas, realizadas pelos 24 Afoxés que integram a programação oficial do Carnaval do Recife.

*Crédito imagem: Bruno Campos

Após a cerimônia, o Marco Zero vira o palco do Tumaraca – Encontro de Nações, encerrando oficialmente as atividades pré-Carnavalescas da capital pernambucana.

Durante a manhã, representantes dos grupos se reuniram no Pátio de São Pedro, onde irão preparar o Amaci/Omi Eró (Banho de Ervas), feito pelos Babalorixás e Ialorixás.

Segundo as tradições míticas dos cultos de influência Nagô (Iorubá), as águas, mais conhecidas como Omi dentro das comunidades de Terreiro, se constituem em elemento fundamental para a gênese da vida. Está ligada à: fertilidade, manutenção, renovação e principalmente a purificação.

Quando as águas misturadas às Ewé (Folhas Sagradas) atuam como elementos apaziguantes, dentro dos rituais de Matriz Africana sacralizando e catalisando o Axé.

O cortejo se inicia a partir das 16h, onde 24 grupos partem da altura da Mariz de Barros em direção ao Marco Zero, abrindo os caminhos para os foliões, evocando bênçãos para os festejos do carnaval.

Chegando no Marco Zero, há a lavagem do ponto 0km da cidade, sob os batuques dos mais de 20 afoxés que sobem a rampa do palco com a missão de entoar os cânticos para os Orixás com a mensagem de Paz e Amor para o Carnaval 2018 de nossa Cidade Recife.

Tumaraca finaliza os festejos de prévias do Recife. Foto: Bruno Campos
Tumaraca finaliza os festejos de prévias do Recife. Foto: Bruno Campos

 

A partir das 18h, o Marco Zero vira o Palco do espetáculo Tumaraca – Encontro de Nações, onde 13 agremiações de Maracatu de Baque Virado e 700 batuqueiros no coração dos festejos de Momo. Os 13 mestres irão fazer uma autorregência, com participação do Coral Voz Nagô, da cantora Isaar e dos cantores Guitinho de Xambá (Grupo Bongar) e de Zé Brown.

Tumaraca finaliza as prévias do Recife 

O cortejo se inicia com a clarinada, que soa a partir das 18h, convocando os 700 batuqueiros, que partem da Rua da Moeda em direção ao palco. A partir das 18h50, o espetáculo começa com o Hino da África do Sul, Saudação aos Orixás e Recife Nagô, com vozes do Coral Voz Nagô.

O espetáculo segue com a participação do Bongar, liderado por Guitinho, que entoará a Saudação a Ogum, Uma Só Nação e Malunguinho. Em seguida Isaar sobre ao palco para interpretar loas diversas e as canções Anum Azul, Copo de Espuma e Recife Manhã de Sol, de Jota Michiles,. O espetáculo culmina com a participação de Zé Brown, que mistura suas rimas de rap ao peso do baque do Maracatu Nação, finalizando assim as prévias do Recife.

Veja também:

Tudo pronto para o Balança Rolha 2018

Siri na Lata sai nas ruas do Recife

Camarote Olinda com as melhores atrações

Confira as atrações do Carnaval de Olinda

Pe no Carnaval 2018-02-08 17:00:54 Safari Studio Safari Studio
Tags:
Comentários