Artistas do nosso Carnaval

Conheça um pouco da história desses artistas de qualidade inquestionável. Personalidades ilustres que enaltecem a cultura pernambucana com sua musicalidade, mundo afora.

José Michiles

Pernambuco
José Michiles
Créditos: Juliana Leitão DP/D.A Press

Compositor de sucessos como Diabo louro e Bom demais possui 50 anos de carreira

Aos 70 anos, compositor é uma das referências nas músicas de Carnaval

José Michiles da Silva (1943) é um compositor pernambucano popular pelos seus inúmeros frevos que ecoam nas cidades de Recife e Olinda. Michiles também é autor de consagradas letras de maracatu, coco, forró e famosos jingles para campanhas publicitárias e políticas. A sua primeira música criada foi um bolero "Você Me Maltratou", interpretada por Victor Bacelar em 1962.

Aos 23 anos, ganhou seu primeiro concurso, no Festival Uma Canção para o Recife, com uma marcha-de-bloco chamada "Recife Manhã de Sol", interpretada por Marcos Aguiar. Ao longo da sua carreira gravou mais de 50 sucessos.

Apesar do prêmio, o seu nome só virou sinônimo de frevo em 1986, com a música "Bom Demais", gravada por Alceu Valença. Antes de viver só da música, chegou a se graduar em História pela Universidade Católica de Pernambuco e lecionou durante um ano em escolas da rede pública estadual. Fez Desenho na Escola Industrial, onde estudou desenho, pintura e modelagem.

Suas principais músicas:
Bom Demais;
Me Segura Senão Eu Caio;
Fazendo Fumaça;
Diabo Louro.