Artistas do nosso Carnaval

Conheça um pouco da história desses artistas de qualidade inquestionável. Personalidades ilustres que enaltecem a cultura pernambucana com sua musicalidade, mundo afora.

Lourival Oliveira

Pernambuco
Lourival Oliveira
Créditos: Blog podcastcafebrasil

Foi um dos mais atuantes músicos, maestros e compositores do Recife

Lourival ainda é lembrado pelas suas composições nos carnavais.

Lourival Oliveira foi autor dos mais memóraveis frevos-de-rua da história. Nasceu em junho de 1918 na cidade de Patos, na Paraiba. Suas canções são marcadas por belas melodias. Além de compositor, Lourival foi clarinetista da Orquestra da Banda Militar de Pernambuco, no final da década de 30.

O músico também trabalhou como saxofonista e arranjador da orquestra da rádio Clube no fim da década de 30. Teve também uma passagem pelo Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de tocar com a orquestra no Cassino Copacabana e teve frevos gravados pela orquestra do Maestro Peruzzi e a Tabajara de Severino Araújo.

Na capital Pernambucana, passou a integrar a Orquestra Sinfônica do Recife, dirigida então pelo maestro Vicente Fittipaldi. Lourival faleceu em junho de 2000, com 82 anos, vitimado por enfarte, mas vai ficar na memória de todos como um dos mais atuantes músicos, maestros e compositores do Recife.

Em 2001, foi homenageado no Carnaval de Recife e os foliões conhecem mais sua obra do que o autor. Uma de suas composições figura entre os frevos de rua mais tocados nas últimas três décadas: Cocada (1968).